quarta-feira, 15 de julho de 2009

CAR DESIGN , Carros do Futuro

Pra quem esta mais informado do mundo automobilistico com certeza ja conhece o projeto Gina da BMW ou o Skateboard da GM, e o que sempre me intriga é que essas empresas gastam uma fortura em criar esses novos projetos para “nunca” sairem do seu estudio. Eles servem exclusivamente para mostrar ao mundo (ou seja, à imprensa) como estao a frente do nosso tempo em questao de pesquisa, tecnologia, materiais e design.

Obvio que toda essa pesquisa nao é jogada fora e que sempre é util e empregada em algum momento da historia automotiva. Sao pesquisas que mostram como a empresa pensa, por quais caminhos eles escolhem percorrer e consequentemente qual é a estrada que o mundo vai seguir…

A GM resolveu investir na tecnologia para utilizar um carburante a emissao 0% de poluiçao e na liberdade do designer de criar, finalmente sem limitaçoes, projetos que dao novas perspectivas e liberdade de projetaçao.

Ja o Gina vai por outra direçao e apresenta ao mundo a ideia de um carro recoberto de tecido ao lugar da lataria, com uma estrutura mòvel que pode mudar seu desenho e um conceito de flexibilidade que nos faz questionar: Qual é a verdadeira funçao da “pele” do carro? Se todas as supostas razoes nao poderia ser substituidas por outras soluçoes. Por que nao deixar que o material conduza a forma? Por que devemos pensar sempre antes na maneira de ser feito, e nao deixar o projeto seguir seu caminho e encontrar suas proprias respostas?

Esperamos que mais duvidas como estas continuem perturbando a cabeça destes designer se for para resultar em outros projetos fantasticos como estes.


por Bruna Bui

leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin